sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Gastronomia


"Esposende é um concelho de farta mesa, com uma gastronomia tradicional, inovadora e atlântica baseada nos pescados e mariscos dos seus generosos rios e mar, como os robalos do mar de Apúlia, sargos, fanecas, congros, polvos, carapaus e sardinhas, entre tantos outros peixes.

As unidades de restauração presenteiam-mos, assim, nesta “Terra de Mar”, com excelentes pratos de peixe confeccionados com a arte, os saberes e os segredos culinários dos nossos chefes de cozinha.

A lampreia, esse ciclóstomo que nos “visita” nos primeiros meses do ano, depois de capturado no seu caminho para o rio Cávado é um excelente pitéu, desde que excelentemente preparado em arroz ou à bordaleza – acompanhado com torradas e arroz seco – ou de outra confecção.

Não se desiludam os apreciadores dos pratos de carne, pois poderá degustar excelentes iguarias como, por exemplo, um lombo de porco assado ou o clássico cozido à portuguesa.

Na guarnição de muitos destes pratos temos os mimos das nossas hortas à beira mar plantadas, nabos, pencas, cebolas, cenouras e outros primores de excelência que se produzem nesses solos arenosos.

Os Vinhos Verdes de Quinta dos nossos produtores engarrafadores, sempre que servidos frescos são uma apreciável companhia nesta variedade de cozinhados.

Como sobremesa, poderá optar entre os excelentes queijos dos Lacticínios de Marinhas ou a gulosa doçaria, com as famosas e adocicadas clarinhas de Fão, e ainda as Cavacas ou os Folhadinhos.

Para se servirem excelentes iguarias é fundamental termos bons produtos, óptimos cozinhados e qualidade no serviço, depois, os saberes culinários e a arte de bem receber e servir os comensais encarrega-se do resto. Aqui podemos encontrar tudo isto."
Texto retirado:http://www.cm-esposende.pt/site/concelho/gastronomia.php?sitemap=gastronomia