segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Receitas

Lampreia
Ingredientes:
1,5 kg de lampreia
2 dl de vinho maduro tinto
2 dl de vinho verde tinto
50 gr de presunto
1,5 dl de azeite
1 cebola grande
1 ramo de cheiros (salsa, louro, 1 dente de alho)
1 colher de sobremesa de farinha
sal
pimenta
salsa picada
pão torrado
Preparação:
Escalda-se a lampreia viva mergulhando-a em água a ferver (pode amarrar-se um fio à cabeça para melhor a poder retirar da água). Raspa-se a lampreia com uma faca para se retirar a camada viscosa que a envolve e esfregar-se com uma toalha de estopa. Depois de bem raspada, lava-se em água fria corrente e coloca-se numa tigela grande juntamente com os vinhos. Sem se retirar a lampreia da tigela, corta-se-lhe a cabeça. Em seguida faz-se um corte ao longo dos três últimos orifícios inferiores. Faz-se um outro corte na região anal, contornando o orifício que existe junto à cauda, tendo o cuidado de não furar o tubo digestivo ou tripa para que o conteúdo deste não vá estragar o vinho e o sangue da lampreia que escorreu para o recipiente. Retira-se em seguida rápida e cuidadosamente a tripa inteira. Corta-se a lampreia em postas de 4 a 6 cm, que se introduzem no sangue com os vinhos, e tempera-se com sal, pimenta e o ramo de cheiros. Deixa-se nesta marinada cerca de 1 hora. Pica-se a cebola e leva-se ao lume num tacho com o azeite a alourar levemente; juntam-se as postas de lampreia escorridas, o presunto cortado em dados e deixa-se refogar durante 10 minutos. Em seguida rega-se com a marinada, na qual se desfez previamente a farinha. Coze-se em lume brando durante cerca de 20 minutos, tendo o cuidado de mexer de vez em quando. Quando a lampreia estiver cozida, retira-se do tacho e deixa-se apurar o molho mais 10 minutos.Passa-se por um passador para um outro tacho e junta-se novamente a lampreia. Leva-se ao lume para aquecer. Numa travessa colocam-se as fatias de pão torrado cortadas em quadrados e sobre cada uma delas põe-se uma posta de lampreia. Regua-se com o molho, polvilha-se com salsa picada e serve-se acompanhado de arroz de sutância. À volta dispõem-se triângulos de pão torrado.
Bacalhau com broa á moda do minho
Ingredientes:
bacalhau demolhado -4 postas
azeite-3 dl
alho-3 dentes
broa-300 g
pimenta-q.b.
Preparaçao:
Retire a pele, e espinhas às postas de bacalhau e esfregue-as com 2 dentes de alho. Coloque-as numa assadeira de barro, regue-as com 2 dl de azeite e leve ao forno já aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos para assarem.
Entretanto, esfarele a broa e espalhe por cima 1 dente de alho picado. Polvilhe com pimenta e regue com o resto do azeite. Mexa para envolver todos os ingredientes.
Retire a assadeira do forno e cubra as postas de bacalhau com o preparado de broa. Leve novamente ao forno até a broa ficar dourada. Sirva sobre grelos de couve cozidos, acompanhado com batatas cozidas, tudo regado com o azeite do assado.
Polvo Guisado
Ingredientes:
Para: 4pessoas

1,5 kg de polvo ;
1,5 dl de azeite ;
1 cebola grande ;
4 tomates ;
3,5 dl de vinho branco ;
1 ramo de salsa ;
1 dente de alho
Confecção: Arranja-se o polvo, lava-se muito bem e bate-se com o rolo de madeira sobre a mesa de pedra. Cortam-se em bocados regulares os tentáculos e o saco. Introduzem-se em água durante alguns minutos.Escorrem-se.Com a cebola picada e o azeite faz-se um refogado pouco apurado ao qual se juntam os bocados de polvo bem escorridos. Junta-se ainda o tomate, tempera-se com um pouco de sal e deixa-se cozer durante 10 minutos. Rega-se nesta altura com o vinho branco e introduzem-se no tacho a salsa e o dente de alho. Deixa-se então cozer brandamente, com o recipiente tapado, até o polvo estar macio.Rectificam-se os temperos e serve-se em prato coberto.
Arroz de Polvo: Para se obter arroz de polvo acrescenta-se o vinho ou água suficientes para cozer o arroz (o dobro do volume do arroz), já depois do guisado pronto
Sardinhas Frescas de Caldeira
Ingredientes:
Para: 4 a 6 pessoas
50 sardinhas médias
800 g a 1 kg de batatas
1 kg de cebolas
1 ramo de salsa
1 folha de louro
1 colher de chá de colorau
6 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de vinagre
sal
pimenta
Confecção:Corta-se as cabeças às sardinhas (escrecham-se), abrem-se e retiram-se-lhes as tripas e as barbatanas.Em seguida escamam-se com uma faca de madeira e lavam-se.Descascam-se as batatas e as cebolas e cortam-se às rodelas.Tem-se um tacho de barro, dentro do qual se introduzem em camadas sobrepostas e alternadas de cebolas, batatas e sardinhas.Temperam-se as várias camadas com sal e pimenta.Dispõe-se por cima a salsa, o louro, o colorau e rega-se com o azeite e vinagre.Tapa-se.Leva-se o tacho a lume brando, tendo o cuidado de o abanar de vez em quando para evitar que a primeira camada se agarre ao fundo do tacho.
Cozido Minhoto
Ingredientes:
Para: 4 pessoas
meia galinha gorda ;
350 g de presunto ;
350 g de carne de vaca (perna) ;
meio salpicão ;
250 g de orelheira ou focinho fumados ;
1 couve tronchuda ;
3 cenouras ;
5 batatas ;
sal ;
pimenta
Confecção:Depois de arranjada, introduz-se a galinha numa panela grande com água fria. Junta-se a carne de vaca e a orelheira (ou o focinho). Quando a galinha estiver meio cozida, metem-se na panela o presunto e o salpicão. Meia hora depois juntam-se a cenoura, a couve e as batatas e deixa-se ferver durante mais meia hora.Para servir coloca-se a galinha e carne de vaca cortada aos bocados no centro de uma travessa e à volta põe-se a orelheira e o presunto também cortado aos bocados, o salpicão ás rodelas, as cenouras, as batatas e as couves.O arroz pode ser servido no alguidar em que vai ao forno, ou então moldado no centro da travessa e rodeado por todos os ingredientes.
Preparação do arroz: Pica-se a cebola e, num alguidar de barro, aloura-se com o azeite. Juntam-se as asas e o pescoço do frango e presunto cortado aos bocadinhos. Deixa-se refogar. Rega-se o refogado com água - o mesmo volume do arroz -, tempera-se com sal e pimenta, deixa-se levantar fervura e junta-se o arroz lavado e bem escorrido. Logo que levantar fervura, introduz-se o recipiente no forno e deixa-se o arroz cozer até ficar seco e solto.
Mexidos do Natal
Ingredientes:
Para:8 pessoas
1,5 l de água ;
1 colher de sopa de manteiga ;
1 cálice de vinho do Porto ;
a casca de meio limão ;
1 pau de canela ;
2,5 dl de mel ;
1 chávena de chá (rasa) de açúcar ;
1 pitada de sal ;
50 g de pinhões ;
50 g de nozes ;
50 g de passas ;
250 g de pão
Confecção:Leva-se a água ao lume com todos os ingredientes, com excepção dos frutos e do pão. Deixa-se ferver durante 15 m. Juntam-se então os frutos e deixa-se ferver mais 15 m. Corta-se o pão em fatias muito finas (o mais fino possível) e escalda-se com água a ferver. Esta água deve ser na menor quantidade possível. Junta-se esta massa de pão ao preparado anterior, cuidadosamente, para evitar que ganhe grumos.Deixa-se ferver um pouco mais para apurar, mexendo sempre.
Leite-creme para os sarrabulhos
Ingredientes:
Para: 6 pessoas
8 gemas de ovos ;
8 colheres de sopa de açúcar ;
1 litro de leite ;
1 colher de sopa de farinha de trigo ;
1 casca de limão ;
1 pacote de bolacha torrada ;
açúcar para queimar
Confecção:Batem-se muito bem as gemas com o açúcar. Adiciona-se a esta gemada o leite frio, onde previamente se dissolveu a farinha, e a casca de limão.Leva-se a engrossar em lume brando.Espalham-se as bolachas no fundo de uma travessa e deita-se por cima o leite-creme.Polvilha-se com açúcar e queima-se com um ferro em brasa.
Este é o leite-creme que se serve nos almoços do sarrabulho